english | español

VETIVER

O Sistema Vetiver foi difundido inicialmente pelo banco mundial, para ser utilizado para contenção de encostas, taludes, proteção de margens de cursos d´água e fitorremediação.
As barreiras vivas de Vetiver reduzem a velocidade de escoamento superficial, proporcionando a infiltração da água no perfil do solo e a retenção de sedimentos a montante.

As raízes do vetiver formam uma densa rede, alcançando até 5m de profundidade, promovendo ao longo do tempo o efeito de atirantamento do solo, garantindo maior estabilidade às encostas.
O vetiver tem múltiplas aplicações a favor do ambiente: controla a erosão, é um filtro biológico, fitorremediação, recarga de aqüíferos, recuperação de zonas marginais ou degradadas.

O Sistema Vetiver é hoje uma alternativa de baixo custo e de rápida implantação quando comparado com outras práticas utilizadas na engenharia.

A Deflor Bioengenharia é pioneira na produção em grande escala de mudas de vetiver (vetiveria zizanioides L.) no Brasil, com a produção anual de cinco milhões de mudas, comercializadas em 5 modalidades:

As barreiras vivas de vetiver são plantadas em curvas de nível, com espaçamento entre as barreiras a partir de 0,5m de acordo com a inclinação e coesão do solo.

Recomenda-se o plantio de 7 a 20 mudas por metro, conforme projeto.